Paris: reclamações nas Olimpíadas

Fracassada a estratégia do Comitê Olímpico Internacional em reduzir produtos de origem animal nas refeições servidas aos atletas. A imprensa internacional tem destacado a falta de carne e ovos para os atletas que disputam os jogos em Paris. Diante das reclamações e pressão dos comitês olímpicos, foi preciso rever essa posição e mudar a dieta, aumentando a quantidade de ovos e carnes vermelhas para os atletas. Lembrando que o erro foi primário, visto que proteína animal é sinônimo de saúde e fundamental para esportistas de alta performance.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Fórum da carne bovina
Acontece no próximo dia 9 de agosto em Porto Alegre, o 3º Fórum da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, no auditório da Agronomia na UFRGS. O evento, promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária e Nespro, abordará temas como "Reflexões sobre o posicionamento mercadológico", "O consumidor e a qualidade da carne e "Carne: o super alimento". Estarão palestrando grandes nomes como Roberto Grecellé, Ranieri Monteiro e Fernando Bastos.

Exportação de carne bovina
Novo recorde nas exportações de carne bovina in natura do Brasil em julho, com 215,6 mil toneladas exportadas, representando um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse grande volume de embarques gerou uma receita de US$ 952 milhões, superando os US$ 762 milhões do mesmo mês do ano anterior. Além da carne bovina, outros produtos agrícolas como soja, café, açúcar e algodão também registraram volumes exportados superiores aos de julho de 2023.

Expointer
A 47ª Expointer, que será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio, terá mais de 3.400 animais de argola. Quase o mesmo número de 2023. Serão bovinos de corte, de leite, ovinos, bubalinos, equinos caprinos e pequenos animais como coelhos e chinchilas. As aves ficarão de fora desta feira.

Uso do car para cálculo do ITR
Sancionada a lei que permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental (ADA). O governo federal sancionou a Lei 14932/2024, uma medida que visa modernizar o sistema de apuração do Imposto Territorial Rural (ITR) e reduzir a burocracia para os produtores rurais.

Recuperação de solos após as enchentes

Uma série de publicações com recomendações para recuperação de solos agriculturáveis no Rio Grande do Sul começou a ser lançada. O conteúdo, com embasamento científico, foi elaborado em conjunto entre a Secretaria da Agricultura, a UFRGS e a Emater. A primeira nota técnica já está disponível no site da Secretaria da Agricultura do Estado. Acesso agricultura.rs.gov.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Movimento SOS Agro no RS Anterior

Movimento SOS Agro no RS

SOS Agro RS: Segue a luta Próximo

SOS Agro RS: Segue a luta