Fracassada a estratégia do Comitê Olímpico Internacional em reduzir produtos de origem animal nas refeições servidas aos atletas. A imprensa internacional tem destacado a falta de carne e ovos para os atletas que disputam os jogos em Paris. Diante das reclamações e pressão dos comitês olímpicos, foi preciso rever essa posição e mudar a dieta, aumentando a quantidade de ovos e carnes vermelhas para os atletas. Lembrando que o erro foi primário, visto que proteína animal é sinônimo de saúde e fundamental para esportistas de alta performance.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Fórum da carne bovina
Acontece no próximo dia 9 de agosto em Porto Alegre, o 3º Fórum da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, no auditório da Agronomia na UFRGS. O evento, promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária e Nespro, abordará temas como "Reflexões sobre o posicionamento mercadológico", "O consumidor e a qualidade da carne e "Carne: o super alimento". Estarão palestrando grandes nomes como Roberto Grecellé, Ranieri Monteiro e Fernando Bastos.
Exportação de carne bovina
Novo recorde nas exportações de carne bovina in natura do Brasil em julho, com 215,6 mil toneladas exportadas, representando um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse grande volume de embarques gerou uma receita de US$ 952 milhões, superando os US$ 762 milhões do mesmo mês do ano anterior. Além da carne bovina, outros produtos agrícolas como soja, café, açúcar e algodão também registraram volumes exportados superiores aos de julho de 2023.
Expointer
A 47ª Expointer, que será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Assis Brasil em Esteio, terá mais de 3.400 animais de argola. Quase o mesmo número de 2023. Serão bovinos de corte, de leite, ovinos, bubalinos, equinos caprinos e pequenos animais como coelhos e chinchilas. As aves ficarão de fora desta feira.
Uso do car para cálculo do ITR
Sancionada a lei que permite que os produtores utilizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para calcular a área tributável, substituindo o atual Ato Declaratório Ambiental (ADA). O governo federal sancionou a Lei 14932/2024, uma medida que visa modernizar o sistema de apuração do Imposto Territorial Rural (ITR) e reduzir a burocracia para os produtores rurais.
Recuperação de solos após as enchentes
Uma série de publicações com recomendações para recuperação de solos agriculturáveis no Rio Grande do Sul começou a ser lançada. O conteúdo, com embasamento científico, foi elaborado em conjunto entre a Secretaria da Agricultura, a UFRGS e a Emater. A primeira nota técnica já está disponível no site da Secretaria da Agricultura do Estado. Acesso agricultura.rs.gov.